terça-feira, 16 de outubro de 2007

Resenha do Texto (por Leonardo)

Segundo o texto, existem 5 elementos que podem melhorar a interatividade das narrativas digitais e creio que não seja algo obrigatório, mas sim que ajuda bastante e deixa o sistema mais aberto a soluções criativas.

O elemento Mídia refere-se ao tipo de expressão para dar suporte a uma determinada narrativa. A televisão se utiliza de vídeo, áudio e desenhos animados. Um site aproveita a parte da interação com o mouse também; assim como jogos, que tornam o processo mais divertido.

O que foge do padrão agrada aos olhos e desperta curiosidade desde que seja auto explicativo. No elemento Ação, isso é exigido (não deixar o site estático nem passivo e sim deixá-lo dinâmico para chamar mais a atenção e te “prender” na tela).

Para o elemento relacionamento, segundo o texto, é preciso ter um conteúdo versátil onde o sistema pode ir e vir sem que isso interrompa funções importantes.

No elemento Contexto estão dispostos as formas de acréscimo ao contexto digital, o que é muito utilizado em forma de links e é preciso saber o que eles passam para quem vai acessar. É óbvio que muitos links embutidos (assim como qualquer outra forma de exagero com links) podem fazer com que alguém virtualmente se perca no meio da história. É preciso cautela.

Quando existe a alternação entre espaços de comunicação diferentes, estamos falando do elemento Comunicação e um bom exemplo disso, é um sistema de comentários ou de bate papo para soluções de dúvidas.


As narrativas digitais seguem uma série de regrinhas para um sucesso como forma de interatividade. Essas regras podem ou não serem aplicadas de maneira eficaz, pois o que importa mais é o melhor resultado do sistema com o usuário ou do que é mais viável para o criador do meio.

Um site de um banco, por exemplo, não poderá sair muito do padrão, pois é desse jeito para passar segurança aos usuários menos experientes.

Sobre o conceito de interatividade, agente se pergunta por que existem tantos e nenhuma definição exata. A resposta para essa dúvida talvez seja a adaptação em primeiro plano, pois para se acessar a Internet, por exemplo, tem que se adaptar a ela antes e entender suas opções e funcionalidades. A interação de passar a página de um jornal pode ser reproduzida no mundo virtual para ajudar na usabilidade.

ALUNO: JOÃO PAULO FONTANA.


ALUNO: JOÃO PAULO FONTANA.


Texto:Elementos das narrativas digitais.

Percebe-se no texto a necessidade de um estudo do reflexo do conteúdo das notícias on-line, ou seja, de como nos portamos e quais as novas perspectivas a respeito desta “nova mídia”. O impacto das narrativas digitais nos usuários começa a ser notado, já que provoca novas reações, diferentes das mídias “tradicionais”, e este estudo baseia-se nos cinco elementos da narrativa digital.
Estes elementos classificados no texto são a própria mídia, a ação, o relacionamento, o contexto e a comunicação, respectivamente. A união destes elementos traçam de maneira muito bem resumida a construção destas narrativas digitais. Vale a pena lembrar que o próprio autor cita outras variações além destas colocadas na construção do conteúdo digital, ressaltando de maneira positiva as inúmeras possibilidades que existem e que tornam esta elaboração algo complexo, especifico e muito detalhado.
As estatistas a cerca dos conteúdos e das home pages existentes são auxiliares reais deste estudo, porém caem em desuso diariamente. A maneira como o público se desenvolve em relação a novas tecnologias traz também uma dinâmica peculiar a esta mídia, tornando pesquisa mais difícil. O novo mundo digital também ao mesmo tempo que complica é facilitador. A rapidez para obter conteúdo para a pesquisa e os dados disponíveis para tal criam um grande campo de estudo.
Concluo que como nas outras mídias, nesta em especial, as formulas e maneiras de se construir e de se pesquisar vão muito mais além dos padrões já existentes, pois trazem consigo um novo público e uma nova dinâmica de compreensão, onde o estudo analítico tenha que caminhar muito mais próximo das praticas do cotidiano do público em questão. Lembro que talvez o mais atrativo da narrativa digital seja exatamente fugir do contexto existente até pouco e produzir uma nova maneira de produzir.

Narrativas Digitais: Mapa Conceitual



A importância e a complexidade do texto, na minha opinião, exige que se compreenda o que é colocado pelo texto para, numa segunda empreitada, tentar construir uma narrativa própria sobre o tema.
Por isso, preferi construir esse mapa conceitual para me auxiliar e auxiliar aos demais colegas na sua compreensão.
Maurício Manhães.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Facebook: prós e contras

1) Definir principais características

As principais caracterísitcas que gostaria de destacar no Facebook são:

a) Maior controle na criação de comunidades.
b) Ampla lista de funcionalidades à escolha do usuário. Estas funcionalidades são plug-ins.
c) Interface customizável.
d) Classificados.

2) Histórico

O site fundado três anos atrás por Mark Zuckerberg, 22, então estudante de graduação em Harvard, vem discretamente introduzindo novos recursos e solicitando comentários de dezenas de milhares de usuários.

Ver mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Facebook


3) Usabilidade

É boa. A metáfora é diferente da do Orkut, más é possível se acostumar com certa rapidez.

4) Pontos positivos

Controle de tudo: interface, adição de membros, plug-ins.

5) Pontos negativos

Por permitir um alto nível de customização, requer um tempo para se acostumar. O Orkut, como tudo o que o Google faz, é muito simples de usar e acredito que se mantenha assim (sem os recursos do Facebook) propositalmente.
Um outro ponto negativo, que pode ser resolvido brevemente, é a falta de usuários brasileiros.

6) Experiência pessoal

Apesar de reconhecer a superioridade técnica do Facebook, a simplicidade do Orkut permite uma interação muito mais fácil.

Janaina, Leonardo e Kamila- ORKUT

Definir principais características:

-Social: Perfil social ou geral o usuário pode falar um pouco de si mesmo, de características como gostos, livros preferidos, músicas, programas de TV, filmes, etc.

-Profissional: Seleção da atividade profissional com informações sobre seu grau de instrução e carreira.

Pessoal: Apresenta o perfil pessoal do indivíduo de forma a facilitar as relações interpessoais. Apresenta informações físicas, e sobre o tipo de pessoa que ela gostaria de se relacionar, ou mesmo até mesmo namorar/casar.


Histórico :

O Orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.

A criação do Orkut é um projeto antigo, desde os tempos da universidade, criado com base na teoria dos seis graus de separação. A teoria dos seis graus é um estudo científico onde foi criado o mito de que, no mundo, são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas. No estudo, feito nos Estados Unidos, buscou-se, através do envio de cartas, identificar o números de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer. Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo.


Usabilidade : os links estão disponibilizado de maneira estratégica para proporcionar um fácil acesso.


Pontos positivos : Reencontrar amigos de infância, amigos e parentes distantes. Debater temas em comunidades específicas, compartilhar idéias e mandar mensagens de uma maneira mais prática e simples.


Pontos negativos :Perfis falsos, comunidades difamatórias, brincadeiras de mau gosto e outros estão espalhados pelo site de relacionamentos.


Experiência pessoal :


O orkut mudou meu modo de comunicar com as pessoas e ampliou os horizontes para reencontrar amigos distantes e velhos amigos de infância.

Antes a palavra "scrap" não fazia parte do meu vocabulário, mas hoje em dia ela é muito útil. Se você quer me encontrar final de semana, me mande um scrap! Se você quer dar parabéns ao seu amigo lá do Acre, mande um scrap! Tenho amigos que já falam normalmente essa palavra como uma forma óbvia e prática de comunicação.

Se você gostou deste post, por exemplo, pode muito bem ir lá no meu orkut e me mandar um scrap.

Friendster por Juninho e Rafael

FRIENDSTER

O referido site é baseado na relação em comunidades virtuais.

Foi o percursor no desenvolvimento do mecanismo de relacionamento via internet.

Apesar de pioneiro, facilmente se percebe a superioridade de ferramentas similares, como o orkut, superiores em recursividade e interação. Com concorrentes do porte do orkut e MySpace, que oferecem interatividade praticamente instantaneas, o friendster consegue ainda manter um número alto de usuários pelo mundo.

O menu principal, assim como outros elementos de navegação, não funcionam muito bem. Layout confuso e interação restrita.

Esses sites de relacionamento que surgiram antes do orkut, como o friendster, na nossa opniao deixavam muito a desejar quando falava-se em interatividade.
Era uma ferramenta muito boa para se iniciar novas amizades virtuais, porém para um segundo momento, quando já tinha se começado um contato com uma pessoa, a ferramenta se tornava muito lenta, precisando assim migrar para uma outra mais rápida, como o MSN, ICQ e mais tarde o orkut. Acredito que o grande "vacilo" desses portais de relacionamentos mais antigos foi essa lentidão que criava na interação entre duas pessoas. Era um site onde a pessoa visitava poucas vezes no mês, e desta forma quando você tentava contato com uma pessoa, a resposta podia demorar muito, desanimando qualquer tentativa de relacionamento no site. Alguns sites tentaram criar o seu próprio CHAT, mais ainda pecavam na qualidade, muitos davam problemas ou eram muito lentos. Era muito mais fácil você passar seu MSN ou ICQ para a outra pessoa e continuar a conversa por lá. Isso quando esses sites não tentavam de todas as formas bloquear essas mensagens com msn e icq. Assim o site ia aos poucos perdendo usuários.
Com o surgimento do orkut, um site de relacionamentos "fechado" as coisas mudaram. Primeiro que para entrar só se recebesse um convite, não era para qualquer pessoa, era preciso ser convidada. Depois disso, as pessoas "mediam" a quantidade de amigos, já que suas informações podiam ser vistas por todas as outras pessoas cadastradas no site. Desta forma criava uma certa competição entre os usuários. Todos queriam ser convidados, todos queriam ter vários amigos, queriam participar, ninguem queria ficar de fora. Foi uma febre Geral. Com o tempo as coisas foram mudando, as pessoas se deram conta da privacidade que o canal de relacionamentos estava quebrando, vendo recados e fotos de eventos, pessoas usando de má fé. Muitas pessoas deixaram de participar por este motivo, outras preferiram apenas apagar seus vestígios deixados no site, como recados e fotos, qualquer coisa que pudesse tirar sua privacidade.
Acho que hoje o grande diferencial é a velocidade com que as pessoas se relacionam, quanto mais rápido essa interatividade for, melhor.
Afinal, ninguem quer participar de um site de relacionamentos onde a demora por uma resposta pode chegar a mais de uma semana.

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Edição 11/9

Posts mais votados em ordem decrescente:

1) gPhone da Google
O Google está lançando um gPhone... Google está preparando um concorrente para o iPhone da Apple.Trará embutido o gmaps e o gtalk entre outros gadgets. Promete!Mais infomações em: http://graycerodrigues.blogspot.com/

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2) Action Games

Para quem curte jogos online, já ouviu falar no Taikodom?
http://actiongamestcc.blogspot.com/
Taikodom é um jogo virtual de computador brasileiro composto por histórias em forma de contos, novelas e uma série de graphic novels, sendo que após o início da fase gold, o universo ficcional e suas histórias devem seguir tanto rumos planejados pela Hoplon quanto acompanhar o curso do desenvolvimento do universo dentro do jogo, incluindo realizações dos jogadores.

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3) De cabeça na Moda

Quer uma dica sobre o desejo de virar modelo e magra?
Em Londres, organizadores da London Fashion Week, demitiram modelo por ser magra demais.Charlotte Carter tem 22 anos, com medidas semelhantes às de uma menina de 8 anos, o que é um absurdo até para sua agência.
Que fique então claro, nem toda magreza é bonito de se ver.
http://decabecanamoda.blogspot.com/

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