Segundo o texto, existem 5 elementos que podem melhorar a interatividade das narrativas digitais e creio que não seja algo obrigatório, mas sim que ajuda bastante e deixa o sistema mais aberto a soluções criativas.
O elemento Mídia refere-se ao tipo de expressão para dar suporte a uma determinada narrativa. A televisão se utiliza de vídeo, áudio e desenhos animados. Um site aproveita a parte da interação com o mouse também; assim como jogos, que tornam o processo mais divertido.
O que foge do padrão agrada aos olhos e desperta curiosidade desde que seja auto explicativo. No elemento Ação, isso é exigido (não deixar o site estático nem passivo e sim deixá-lo dinâmico para chamar mais a atenção e te “prender” na tela).
Para o elemento relacionamento, segundo o texto, é preciso ter um conteúdo versátil onde o sistema pode ir e vir sem que isso interrompa funções importantes.
No elemento Contexto estão dispostos as formas de acréscimo ao contexto digital, o que é muito utilizado em forma de links e é preciso saber o que eles passam para quem vai acessar. É óbvio que muitos links embutidos (assim como qualquer outra forma de exagero com links) podem fazer com que alguém virtualmente se perca no meio da história. É preciso cautela.
Quando existe a alternação entre espaços de comunicação diferentes, estamos falando do elemento Comunicação e um bom exemplo disso, é um sistema de comentários ou de bate papo para soluções de dúvidas.
As narrativas digitais seguem uma série de regrinhas para um sucesso como forma de interatividade. Essas regras podem ou não serem aplicadas de maneira eficaz, pois o que importa mais é o melhor resultado do sistema com o usuário ou do que é mais viável para o criador do meio.
Um site de um banco, por exemplo, não poderá sair muito do padrão, pois é desse jeito para passar segurança aos usuários menos experientes.
Sobre o conceito de interatividade, agente se pergunta por que existem tantos e nenhuma definição exata. A resposta para essa dúvida talvez seja a adaptação em primeiro plano, pois para se acessar a Internet, por exemplo, tem que se adaptar a ela antes e entender suas opções e funcionalidades. A interação de passar a página de um jornal pode ser reproduzida no mundo virtual para ajudar na usabilidade.